domingo, 7 de agosto de 2011

II Encontro Coletivo dos Professores/as da Educação Infantil da PBH

         Desde o mês de junho um grupo de professoras da Rede optou pela constituição de um Coletivo da Educação Infantil da PBH para. Esse fórum tem como objetivo a constituição de um espaço coletivo permanente para debater sobre as políticas de Educação Infantil e elaborar propostas a serem apresentadas à diversas instituições, tais como o Sind-REDE/BH, o Conselho Municipal de Educação, a Câmara Municipal, universidades públicas (UFMG e UEMG) e privadas, movimentos de luta por creche etc. Esse espaço não é uma instância sindical, que permanece sendo essencial na luta da categoria.
No dia 04/08/2011, aconteceu o 2º encontro de Professoras da Educação Infantil da PBH que ocorreu na UMEI São Gabriel que tirou vários encaminhamentos para luta pela unificação da carreira e defesa da educação infantil. Além disso, foi marcado novo encontro para o dia 24 de agosto, 18h15, na UMEI Alaíde Lisboa.
Veja a seguir os encaminhamentos tirados:

1) Recomendação do Ministério Público:
O grupo vê essa recomendação como uma vitória e acorda que as manifestações não podem deixar de acontecer, visto que a Prefeitura tem 60 dias para dar sua resposta à recomendação.
* Encaminhamentos:
- Enviar 1 representante por escola em cada turno, nas reuniões do Sind-Rede para garantirmos uma maior participação das educadoras nas discussões e decisões das ações.
- Requerer junto ao Sind-Rede que entre em contato com o DA de Pedagogia da PUC, para que nos dias do Ciranda, todas as UMEIS/Escolas de educação Infantil possam expor os projetos e atividades no hall do prédio de Pedagogia. Nesse dia, não realizaremos manifestos com apitos, será um manifesto de sensibilização e conscientização do trabalho realizado na Educação Infantil da PBH. Convidar a imprensa para esse ato.
- Requerer junto ao Sind-Rede que seja considerado dia de greve os dois dias do Ciranda.
- Requerer ao Sind-Rede maior divulgação da situação atual luta da Educação Infantil em BH, através de outdoor, faixas pela cidade, adesivos para carro, propagandas em rede nacional com relatos além da camiseta.
- No dia da reunião proposta pelo Sind-Rede, no dia 10/08, que ocorrerá na Câmara, estaremos aproveitando o espaço para entregar  aos  vereadores, em seus gabinetes, uma carta juntamente com a recomendação do Ministério Público,  que será redigida pela comissão de Professoras (já definida em reunião).
- Elaborar relatos sobre “A Educação Infantil de BH”, contando a história da nossa luta para enviar ao jornal Hoje em Dia, para tentar publicação.
- Requerer ao Sind-Rede que esclareça e discuta com a categoria sobre a proposta de Parceria Pública Privada e a suposta criação do concurso do MGS para atender a Educação Infantil da PBH.
- Maior divulgação nas UMEIS/Escolas sobre a importância da participação das Professoras em nossos encontros.
- Eventos importantes que necessitam da participação dos Professores para garantir objetivo da luta: unificação da carreira.

2) Conselho Municipal de Educação
O grupo avalia que a ida das representantes na reunião do CME, no final do mês de junho, possibilitou que o CME reconsiderasse a reestruturação dos pareceres que regem a Educação Infantil (CME/BH 001/2000, 002/2003).
A Câmara de Educação infantil já definiu os conselheiros/as responsáveis pela redação das minutas e pareceres da nova resolução: Áurea Nóa Lisbôa Leão e Cristina de Freitas Castilho, representantes do governo; Maria Elisa Cabaleiro Rodrigues, representante dos trabalhadores de instituições filantrópicas comunitárias ou confessionais de ensino infantil; Maria Antonieta Sabino Viana, representante dos trabalhadores em Educação das escolas públicas municipais; Sérgio Ricardo Sydney Campolina, representante das instituições privadas de educação infantil. A assessoria será realizada pelas professoras Dinéia Aparecida Domingues, da PUC-MG e Maria Cristina Soares de Gouvêa e Mônica Correia Baptista, da UFMG.
Uma das atividades deste movimento de reformulação é a realização da palestra “A Cultura da Infância e a Apropriação dos Espaços Urbanos”, aberta ao público, que será proferida pela professora Maria Cristina Soares de Gouvêa no dia 23 de agosto, às 14h, no teatro da PUC-Minas (Prédio 30), na rua Dom José Gaspar, 500, Coração Eucarístico.

3)  Regimento Escolar
Discussões para elaboração do regimento escolar dias 18e 19 de agosto.

PRÓXIMO ENCONTRO DO COLETIVO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Dia 24/08/2011, às 18:15, na UMEI Alaíde Lisboa.
Pauta:
- Levantamento de ações para os primeiros 15 dias do mês de setembro, que antecedem a data limite para resposta da Prefeitura de BH à Recomendação do MP.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário