terça-feira, 22 de maio de 2012

Marcha das Vadias em Beagá - sábado - 26/maio

Imagem inline 1
Está agendada para o dia 26 de maio a segunda edição da Marcha das Vadias, em Belo Horizonte. 
O movimento teve origem em Toronto, no Canadá quando um policial aconselhou às mulheres que evitassem se vestir como “vadias” a fim de evitar a violência sexual. A infeliz declaração motivou um grupo de feministas a saírem às ruas vestidas como “vadias”, com o propósito de chamar a atenção da sociedade para a lógica presente na declaração do policial: a de culpar a vítima pela agressão sofrida.
Desde então, milhares de cidades em todo o mundo aderiram à proposta, transformando a Marcha em um manifesto pacífico e bem humorado, que nos convoca a uma reflexão urgente.

ATIVISMO E PERFORMATIVIDADE
Além das manifestações espontâneas que devem ocorrer durante a marcha, duas intervenções artísticas já estão programadas.
Grupo Trampulim já convocou todas as palhaças da cidade para uma Invasão de Palhaças. A proposta é reunir o maior número de Super Palhaças Vadias, numa brincadeira irreverente com o universo das heroínas dos quadrinhos e filmes.
Outra intervenção será a do Núcleo de Criação Arte e Ativismo Político do Grupo Espanca!, juntamente com o Coletivo Paisagens Poéticas e vários outros artistas da cidade. A iniciativa vai se unir à Marcha com ações performáticas.

Concentração para a Marcha: 26 de maio, 13.00h, na Praça da Rodoviária.
Saída às 14:00h em direção à Praça da Estação, passando pela Rua Guaicurus. Da Praça da Estação, a marcha sobe a rua da Bahia em direção à Praça da Liberdade.
 
Oficina de Cartazes
A confecção de cartazes para a Marcha acontece dia 26/05, a partir das 9:00h, na sede da Aprosmig, que fica na Guaicurus, 648.

Nenhum comentário:

Postar um comentário