sexta-feira, 17 de maio de 2013

Relato de Atividades da Semana e da Reunião de Negociação de 17 de maio

   A assembleia do dia 14 de maio decidiu pela continuidade da greve e realizou uma grande manifestação com a participação de diversas centrais, das ocupações urbanas e diferentes movimentos sociais da cidade e do campo.
Esse movimento de apoio à nossa luta busca a abertura de negociações efetivas do governo com as categorias em greve.
   No dia 16 de maio, participamos de dois atos. No centro da capital em defesa da luta antimanicomial, aconteceu o desfile da Escola de Samba Liberdade ainda que TAM TAM, com a participação de mais de 3 mil pessoas que ocuparam as ruas da cidade. O desfile parou na porta da PBH para fazer um protesto e seguiu em caminhada até a Praça da Estação. Na comemoração dos 70 anos da Pampulha, centenas de grevistas impediram a festa do prefeito e do governador. Com medo dos protestos, ambos fugiram da festa. E marcamos nossa greve nos telejornais.
   Na sexta-feira, 17 de maio, aconteceu a assembleia específica da educação que cumpriu seu papel de potencializar a participação da categoria na greve unificada. Logo após, em passeata, seguimos até a porta da PBH.
   Todas estas atividades tiveram o objetivo de pressionar o governo para realizar negociações efetivas e apresentar uma proposta de reajuste já.
   No início da noite, fomos chamados para um encontro com o governo em uma mesa de negociação. Estavam presentes o secretário de planejamento, a secretária de recursos humanos, vereadores, representantes do Sindibel e do Sind-REDE/BH e representante das entidades apoiadoras.
   O governo abriu a hipótese de antecipar o percentual de reajuste para novembro ou realizar algum tipo de parcelamento. As entidades disseram que esta proposta está muito aquém da nossa reivindicação de 22%. Na impossibilidade de realizar qualquer acordo naquele momento, ficou agendado um novo encontro de negociação para segunda-feira, dia 20 de maio, às 12h30.
   Lembramos que no dia 20, às 9h, faremos a reunião do Comando Geral, no Sindibel. A presença dos representantes de escola é fundamental para elaborarmos com os outros setores as propostas de ações para a assembleia geral às 14h, na Praça da Estação.





Nenhum comentário:

Postar um comentário