quinta-feira, 13 de junho de 2013

SÍNTESE DAS REUNIÕES DE REPRESENTANTES 12 DE JUNHO

1) CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO:
As escolas deverão enviar ofício para a SMED solicitando a antecipação do calendário de 2013 incluindo 15/6 (sábado), 17/6 e 26/6 (dias jogos da Copa das Confederações).
Combinado com o ofício as escolas deverão enviar uma carta à Comunidade Escolar informando da solicitação dos dias dos jogos para a reposição da greve e o apoio da comunidade a essa proposta através de pedidos pelo Alô Educação. (VER SUGESTÃO NO FINAL DO TEXTO).
O SindREDE/BH deverá denunciar na imprensa a proibição de não repor greve nos dias de jogos da Copa da Confederações.
Reproduzimos os parâmetros aprovados na reunião de representantes do dia 4 de junho e apresentados à SMED nas negociações:
- Direito de todos os grevistas à reposição
- Garantir o recesso em julho
- Preservar a semana de outubro
- Utilizar os dias referentes aos jogos da Copa das Confederações
- Não haver limites de sábados
- Autonomia das escolas para definir junto com a comunidade a reposição
2) REGIMENTO ESCOLAR
O SindREDE/BH deverá encaminhar ofício à SMED solicitando a prorrogação de prazo para o debate nas escolas até agosto de 2013. Nenhuma escola deverá encaminha alterações que retirem direitos conquistados pela categoria (Ex.:  tempo coletivo sem substituição)

3) MATERIAL PARA ESCOLAS
- O SindREDE/BH deverá enviar cartaz até o final de junho e outro em outubro agradecendo aos grevistas pela participação nas lutas da categoria. Um cartaz será  de Certificado de Grevista (junho). O outro fará menção ao reajuste 6,2% (outubro).
- Explicar no boletim a questão da multa do lambe-lambe em 2010 e as implicações para o desconto sindical no contra-cheque.

4) ORGANIZATIVO:
- Participar dos atos da COPAC e do SindUTE/MG
- Realizar reuniões regionalizadas com direções de escola
- Realizar reunião com funcionários de escola concursados: auxiliares de escola, auxiliares de biblioteca, auxiliares de secretaria
- Realizar reunião com as coordenações da Escola Integrada
- Fazer campanha de sindicalização
- Construir com a Comissão de Educação da Câmara Municipal um seminário sobre a educação na cidade.
- Mapear as experiências de Tempo Coletivo para reabrimos o debate sobre o tema.
- Diretoria realizar visitas às escolas
- Rearticular o Cine Rede
- Retomar a organização dos ativistas para intervenção nas políticas educacionais
- Participação do SindREDE/BH nas formações da SMED
- Realizar seminário sobre organização sindical (filiação, desconto sindical, organização sindical)
- Fazer plebiscito sobre o calendário de 2014

5) CALENDÁRIO DE ATIVIDADES

13 e 14 de junho – quinta e sexta
8h/18h - Seminário "Copa para quem?"- Escola de Arquitetura da UFMG

15 de junho - sábado
13 h Pic Nic Junino - Av. Bernardo Monteiro
13h Ato contra o Estatuto do Nascituro – Praça Sete

17 de junho – segunda
13 h Ato Público Pça Sete

19 de junho - quarta
16 h Reunião c/ Ministério Público: tempo coletivo e reajuste anual do Piso
  
20 de junho - quinta
16 h Reunião c/ Ministério Público: terceirização via Caixa Escolar


SUGESTÃO DE TEXTO PARA ESCOLAS  A SER ENCAMINHADO PARA A COMUNIDADE ESCOLAR
PAIS, MÃES E RESPONSÁVEIS
Realizamos um mês de greve  e assumimos o compromisso de reposição os dias parados.  Por isso, encaminhamos à Secretaria Municipal de Educação uma solicitação para utilizarmos os dias 17 (segunda-feira) e 26 (quarta-feira) deste mês como dias de reposição da greve.
Esses dois dias correspondem aos jogos da Copa das Confederações que não terão repercussão em nossa escola, considerando que a maioria de estudantes e professores moram no entorno da escola.
Neste sentido, pedimos a cada um de vocês que liguem para o Alô Educação! (3277.8646 ou aloeducacao@pbh.gov.br) reafirmando a solicitação da nossa escola, pois assim reduziremos os sábados com aulas.


segunda-feira, 10 de junho de 2013

REUNIÃO COM A SMED 10 DE JUNHO – CALENDÁRIO DE REPOSIÇÃO


Na reunião dessa segunda, 10/06, a SMED apresentou uma proposta de critérios para o calendário de reposição que incorporou em parte algumas das demandas da categoria apresentadas na reunião do dia 7 de junho. Entretanto, o número de sábados ficou limitado e não houve a liberação dos dias de jogos da Copa das Confederações.
Após as considerações apresentadas por nossa comissão, a Secretária de Educação comprometeu-se em estudar na reunião do CESMED, que acontecerá no dia 12 de junho, a liberação dos dias da Copa, dos dias escolares ou mais algum sábado, antes de publicar a Portaria. A decisão será informada ao SindREDE/BH ainda no dia 12/6.
Por isso, é fundamental que as Escolas e as Comunidades pressionem a SMED para ampliar as possibilidades de reposição, principalmente em relação aos dias da Copa das Confederações e ao número de sábados. 
PARÂMETROS APRESENTADOS PELA SMED QUE SERÃO PUBLICADOS EM PORTARIA AINDA SEMANA:
A Escola poderá utilizar
•10 sábados letivos;
•Ter aulas até 26/07/13
•Ter calendário letivo até 27/12/13 e Escolar até 28/12/13;
•Recesso de agosto;
•A semana de outubro
•Utilizar as sextas-feiras para reposição com os alunos da EJA;
•Trocar dias letivos e escolares.
Garanta a presença da sua escola na reunião de representantes no dia 12 de junho - 8h/14h/18h30- SindREDE/BH

REUNIÃO DO COMITÊ DOS ATINGIDOS PELA COPA (COPAC)


No dia 10 de junho, às 19 horas, aconteceu mais uma reunião do COPAC, na sede do SindREDE/BH. Em pauta as ações de resistência aos desmandos governamentais em nome da Copa:
1) Solidariedade à população em situação de rua que está sendo retirada pela polícia do centro da cidade.
2) ATO PÚBLICO no dia 17 de junho, na Praça Sete a partir das 13 horas. O objetivo é denunciar uma serie de crimes contra a população, a corrupção nas obras da copa e etc.
3) Seminário nos dias 13 e 14 de junho na Escola de Arquitetura da UFMGpara debater o conjunto dos problemas para a maioria da população gerados antes e depois da Copa.

REUNIÃO DE MILITANTES DE BASE 8 DE JUNHO


No dia 8 de junho, no SindREDE/BH realizamos a primeira reunião de militantes de base. A idéia surgiu a partir de avaliações da greve que apontaram a urgência de rearticularmos a participação da militância de base do SindREDE/BH, de diferentes gerações, para constituirmos um espaço coletivo de reflexões críticas sobre o cotidiano do nosso trabalho, que repercute as políticas educacionais, as política sociais e econômicas dos governos de diferentes esferas.
A reunião contou com a presença de militantes com diferentes tempos de Rede, diversas concepções políticas, mas com o objetivo de envolver o conjunto da militância educacional para pensar as questões pedagógicas, culturais, econômicas e contribuir com a ação sindical e política na cidade.
O  SindREDE/BH é uma instituição de grande importância política, com uma histórica militância na luta social em geral. Por isso, precisamos reconstruir ações sindicais que dialoguem com os diversos movimentos de resistência de Belo Horizonte e abrir nossa entidade para acolher e dialogar com as diferentes militâncias da cidade e construir espaços de encontro também entre nós que atuamos cotidianamente nas escolas municipais.
Neste sentido, a reunião apontou algumas ações direcionadas ao conjunto da categoria e outras mais abertas à comunidade em geral. Um ponto em comum para ambas é o aprofundamento do debate sobre o projeto pedagógico. Diante das políticas educacionais hoje em curso no país, no Estado e na PBH, precisamos reconstruir uma concepção coletiva de educação, escola pública e o trabalho na área educacional.
Acreditamos que a reflexão coletiva é fundamental para encorajar e dar suporte teórico aos companheiros e companheiras que no dia-a-dia enfrentam o assédio moral imposto pela lógica da SMED e que tem encontrado adeptos em algumas escolas.
Para iniciar essa reflexão, estamos organizando um debate com a temática “Políticas educacionais e os desafios para o movimento sindical docente”, com professores/as da universidade e da Rede, no final de junho ou início de julho.
Do ponto de vista organizativo apontamos como uma das primeiras tarefas a rearticulação de alguns coletivos já constituídos pela categoria: Coletivo Lima Barreto (pessoal das bibliotecas), Coletivo da Educação Infantil, Coletivo de Inclusão, Coletivo de Readaptação Funcional, Coletivo do Caixa Escolar, Coletivo da EJA. Precisamos constituir novos coletivos: Coletivo da Escola Integrada, Coletivo de Direções de Escola.
Outra tarefa que nos propomos é contribuir com a recuperação da memória de lutas em defesa da escola pública em Belo Horizonte. Para isso, o primeiro passo é ajudar na organização de todo o material (boletins, encartes de jornais, panfletos, vídeos, fotos, notícias etc) da recente greve unificada que realizamos.
Nosso próximo encontro será no dia 17 de junho, segunda-feira, às 19 horas, no SindREDE/BH
Esperamos a sua presença!
Angela Sampaio (GETECO); Cida Coelho (Emídio Berutto); Cida Melo (UMEI); Conceição Veloso (IMACO); Consolação (CÔNEGO R. TRINDADE); Luanna (ALICE NACIF); Márcia (IMACO); Paulo (EMOC); Rosineide (OSVALDO FRANÇA JUNIOR); Thais (UMEI SÃO GABRIEL)