sexta-feira, 17 de maio de 2013

Relato de Atividades da Semana e da Reunião de Negociação de 17 de maio

   A assembleia do dia 14 de maio decidiu pela continuidade da greve e realizou uma grande manifestação com a participação de diversas centrais, das ocupações urbanas e diferentes movimentos sociais da cidade e do campo.
Esse movimento de apoio à nossa luta busca a abertura de negociações efetivas do governo com as categorias em greve.
   No dia 16 de maio, participamos de dois atos. No centro da capital em defesa da luta antimanicomial, aconteceu o desfile da Escola de Samba Liberdade ainda que TAM TAM, com a participação de mais de 3 mil pessoas que ocuparam as ruas da cidade. O desfile parou na porta da PBH para fazer um protesto e seguiu em caminhada até a Praça da Estação. Na comemoração dos 70 anos da Pampulha, centenas de grevistas impediram a festa do prefeito e do governador. Com medo dos protestos, ambos fugiram da festa. E marcamos nossa greve nos telejornais.
   Na sexta-feira, 17 de maio, aconteceu a assembleia específica da educação que cumpriu seu papel de potencializar a participação da categoria na greve unificada. Logo após, em passeata, seguimos até a porta da PBH.
   Todas estas atividades tiveram o objetivo de pressionar o governo para realizar negociações efetivas e apresentar uma proposta de reajuste já.
   No início da noite, fomos chamados para um encontro com o governo em uma mesa de negociação. Estavam presentes o secretário de planejamento, a secretária de recursos humanos, vereadores, representantes do Sindibel e do Sind-REDE/BH e representante das entidades apoiadoras.
   O governo abriu a hipótese de antecipar o percentual de reajuste para novembro ou realizar algum tipo de parcelamento. As entidades disseram que esta proposta está muito aquém da nossa reivindicação de 22%. Na impossibilidade de realizar qualquer acordo naquele momento, ficou agendado um novo encontro de negociação para segunda-feira, dia 20 de maio, às 12h30.
   Lembramos que no dia 20, às 9h, faremos a reunião do Comando Geral, no Sindibel. A presença dos representantes de escola é fundamental para elaborarmos com os outros setores as propostas de ações para a assembleia geral às 14h, na Praça da Estação.





quinta-feira, 16 de maio de 2013

Calendário da Greve Unificada dos Servidores da PBH

Atenção!!! Participe das atividades da nossa greve!!!!

17/05 - Sexta-feira
9h - Oficina de materiais no Sind-REDE/BH
14h - Assembleia específica dos Trabalhadores em Educação – Associação Médica de MG – Av. João Pinheiro, 161 - Centro

18/05 - Sábado
9h - Panfletagem no Fórum da Cidade no Colégio Arnaldo - Av. Brasil com Bernardo Monteiro- Funcionários

19/05 - Domingo
Aniversário da Maria da Consolação
Feijoada na quadra da Escola de Samba Cidade Jardim - Conjunto Santa Maria

20/05 - Segunda-feira
9h - Comando Geral de Greve no Sindibel
14h - Assembleia Geral Unificada na Praça da Estação
17h – Audiência Pública na Assembleia Legislativa de MG sobre a greve

segunda-feira, 13 de maio de 2013

Audiência Pública e Reunião da Comissão com Governo

No dia 10 de maio, durante a Audiência Pública na Câmara Municipal, nossa pressão nas galerias e no plenário levaram os parlamentares a solicitar uma reunião do governo com uma comissão composta de parlamentares e lideranças sindicais.
A reunião ocorreu no mesmo dia, às 17h, na Secretaria de Planejamento. Estavam presentes representando o governo, assessores e os secretários Leonardo (Planejamento) e Tammy (Adjunto de Recursos Humanos); os vereadores: Ronaldo Gontijo; Adriano Ventura, Arnaldo Godoy, Gilson, Sapão e Dr. Nilton,); e os membros da comissão de negociação da greve unificada Célia, Israel, Mônica, Consolação e Luiz.
O secretário Leonardo reapresentou, para os vereadores, a proposta debatida na assembleia do dia 8 de maio. Segundo ele, houve crescimento da receita, mas abaixo da expectativa da PBH. Para o secretário, somente se houver o crescimento da receita 1.6% acima da projeção orçamentária, a prefeitura pode conceder, em janeiro de 2014, o reajuste retroativo a cada mês que esta meta for alcançada. Não houve novidade, ele reafirmou a proposta anterior de reajuste de 6,2%, a ser pago em janeiro de 2014, e não apresentou nenhuma proposta concreta de reajuste em 2013.
Sindicalistas e parlamentares afirmaram que o governo sabe que esta proposta é inaceitável para qualquer categoria, pois representa reajuste zero em 2013 e significa perda do poder aquisitivo dos salários atuais já defasados.
Neste sentido, sindicalistas e parlamentares solicitaram uma nova reunião de negociação, antes da assembleia do dia 14 de maio, terça-feira, com apresentação de uma proposta concreta de reajuste em 2013 para ser debatida pelos servidores em greve.
O secretário ficou de rediscutir a situação dos grevistas junto ao governo municipal e dará retorno caso tenha novidade.
Diante da ausência de negociação da Prefeitura com os servidores, os vereadores de oposição afirmaram na Audiência Pública que estão dispostos a trancar a pauta de votação da Câmara até que seja resolvido o impasse.



domingo, 12 de maio de 2013

CALENDÁRIO DE GREVE!!!

A greve continua! Lacerda, a culpa é sua!
SERVIDORES UNIFICADOS, A LUTA É NOSSA!!!!
Atividades da greve:

13 DE MAIO
8H – Regionais de Greve Unificadas
BARREIRO – RUA FLÁVIO MARQUES LISBOA, 345 - BARREIRO
CENTRO-SUL – AV. AMAZONAS, 491 – SALA 1009
LESTE – RUA LAURO JAQUES, 20 – FLORESTA
NORDESTE - RUA QUELUZITA, 45 – BAIRRO SÃO PAULO
NOROESTE – RUA PEÇANHA, 144 – CARLOS PRATES
NORTE – RUA PASTOR MURYLLO CASSETE, 25 – SÃO BERNARDO
OESTE – AV. SILVA LOBO, 1280 – NOVA GRANADA
PAMPULHA – AV. ANTONIO CARLOS, 7596 – SÃO LUIZ

VENDA NOVA – RUA ERICO VERÍSSIMO, 1428 – RIO BRANCO
15H – Ato contra o Racismo na PRAÇA AFONSO ARINOS  e MANIFESTAÇÃO ATE A PORTA DA PBH
18H – Comando de Greve Unificado – SINDIBEL

14 DE MAIO
8H – Assembleia – PRAÇA DA ESTAÇÃO
Em seguida, participação no ato OCUPAR BH - O POVO MANDA AQUI

Nosso dinheiro no chão!!!!